top of page

História da amada estampa de listras.

  • Foto do escritor: Cynthia Sousa
    Cynthia Sousa
  • 6 de mar. de 2019
  • 1 min de leitura


É fato que as listras fazem parte da história da humanidade a muito tempo e marcaram décadas, pra ser mais exato, 150 anos. Não importa as mudanças que tenham acontecido na moda ou nas tendências, elas sempre estiveram ali presentes.





Desde muito tempo atrás, as listras são usadas para diversos significados. Na Idade Média, eram utilizadas para identificar as pessoas como (criminosas, loucas e falsárias) ou até mesmo pessoas com cargos considerados abaixo do padrão da sociedade na época, como por exemplo empregados.



Por muito tempo, a estampa foi usada para identificar pessoas consideradas de má índole e rebaixadas pela sociedade.



A partir do século XVII as listras começaram a simbolizar liberdade de novas ideias e ganhou um estatuto político, assim, sendo rapidamente usadas em casacos, vestidos, calças etc. Logo após, a estampa passou a ser usada como uniforme da marinha, representando a pureza, higiene e sendo utilizada em cores claras.



Com o decorrer da evolução a estampa também passou a ser usada em trajes de banho e a fazer sucesso no verão.



Na década de 1950 estrelas de cinema como Marilyn MonroeAudrey Hepburn, pareciam absolutamente deslumbrantes em suas listras, foi então que o significado da estampa passou a ser de glamour e referência da moda.





Conforme o passar dos anos, as listras passaram a mudar aos poucos seu significado, mas sem perder a sua história de origem. A estampa começou a se expandir para o vestuário masculino até o infantil, se tornando ícone nas passarelas.


Nos dias atuais são peças versáteis e indispensáveis para qualquer estilo, combinando com todas as idades, homens e mulheres, qualquer ocasião, e sendo símbolo de moda e elegância.

Comments


bottom of page