Curiosidades sobre a Black Friday!
- Cynthia Sousa
- 5 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

A Black Friday ou (sexta – feira negra), acontece todos os anos e é motivo de alegria para boa parte da população em diversos países. O motivo desse sucesso, é porque na sexta – feira do mês de Novembro logo após o dia de ação de graças norte – americano, centenas de lojas de diversos segmentos promovem promoções incríveis e levam os clientes a loucura para conseguir os produtos/serviços tão desejados e com o preço bem abaixo, quando comparado com o restante do ano.
Conforme o passar do tempo, o “feriado” foi se expandindo, e hoje também é típico no Brasil. As empresas brasileiras aderiram ao movimento das super ofertas, e com isso, conseguiram atrair mais consumidores. Porém, o costume da Black Friday surgiu de uma maneira bem peculiar, e se tem diversas histórias por trás disso. Que tal descobrir? Vamos lá?

ORIGEM DA BLACK FRIDAY
As histórias por trás da origem da Black Friday são diversas e até mesmo obscuras, pois não se sabe ao certo como a data realmente foi criada. Dizem que a expressão “Sexta – Feira – Negra” surgiu no século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira. No entanto, isso nada tem a ver com as promoções que todos adoram.
Porém, a versão que mais se aproxima da verdade e que é mais levada em consideração, é que o termo Black Friday foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos.
De acordo com o linguista Ben Zimmer, essa é a teoria mais aceita. Saiba o porquê:
Por contas das folgas prolongadas e partidas de futebol realizadas sempre na época, o fluxo de veículos aumentava consideravelmente, e ao mesmo tempo que isso poderia ser ruim para os agentes da lei, era uma coisa ótima para os lojistas que aproveitavam o grande fluxo de pessoas para fazer promoções e poder atrair os consumidores que passavam por ali. A referência ao trânsito para vender mais, se expandiu e tornou-se uma grande tradição local.
No entanto, o linguista afirma que ainda não está claro como isso se espalhou para outros pontos dos Estados Unidos, embora não seja difícil imaginar que a vontade de pagar menos por alguns produtos tenha auxiliado nessa tarefa.
OUTRAS HISTÓRIAS
Como dito, essa não é a única suposta origem do Black Friday. Outras histórias sobre o nascimento da data comercial circulam há anos, todas elas muito convincentes. É o caso da expressão usada por donos de fábricas na década de 50 para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças em que nenhum funcionário aparecia para trabalhar.
Outros mitos são um pouco mais fantasiosos. Um deles, por exemplo, afirma que a “sexta-feira negra” se refere ao fato de que os trabalhadores precisam se dedicar o dobro em seus empregos para dar conta da alta demanda nas lojas.
A Black Friday tem seus segredos, mas no final, o que importa é aproveitar as promoções, não é mesmo?
Fiquem ligados nos nossos próximos conteúdos!
Comments