Cuidados com animais albinos e de pelo branco.
- Cynthia Sousa
- 6 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2019

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, todos querem aproveitar, inclusive os animais. Seja indo à praia, passeando no parque ou no jardim, animais albinos e de pelo branco necessitam de cuidados redobrados quando expostos ao sol.
Antes de tudo, é importante saber a diferença entre animais albinos e de pelo branco, pois nem sempre pets branquinhos podem ser considerados albinos.
DIFERENÇA ENTRE ANIMAIS ALBINOS E DE PELO BRANCO
Uma distinção importante entre animais com pelos brancos e animais albinos é que os animais revestidos de branco produzem a cor branca, enquanto os albinos só parecem brancos por falta de pigmentação. Os animais brancos possuem marcadores genéticos em virtude dos quais o pigmento branco mascara, ou suprime, todas as outras cores. O albinismo, por outro lado, é causado pela ausência de melanina e as enzimas que a produzem.
Sem testes genéticos, o albinismo só pode ser determinado com mais facilidade conforme a análise do nariz e os olhos do pet. Animais albinos parecem exibir uma tonalidade rosada nos olhos, no entanto, o que parece ser rosa é o resultado do fluxo sanguíneo difuso nessas áreas. O rosa dos olhos de um animal albino, o nariz e a pele, especialmente ao redor dos olhos e da boca, parecerão muito pálidos. Por fim, a falta de melanina e pigmentação na pele desse animal coloca-o em maior risco, não só para queimaduras solares, mas também para desenvolver câncer de pele.
CUIDADOS ESPECIAIS COM ANIMAIS ALBINOS E DE PELO BRANCO NO VERÃO
Esses animais necessitam de cuidados redobrados, por não conterem pigmentação nos pelos e serem mais propensos a doenças de pele. Por conta disso, é importante observar se seu bichinho branco tem a pele rosada especialmente nas partes do corpo que são mais peladas, como o focinho e as orelhas. Não deixe que ele fique muito tempo no sol, pois essas partes do corpo são extremamente sensíveis ao calor, podendo até mesmo gerar dermatites e um câncer de pele.
Os principais sintomas de dermatite, são vermelhidão e descamação da pele. Para que a doença não se prolifere e evolua para um câncer, é importante ressaltar que o bichinho necessita de proteção ao tomar sol. Para isso, hoje em dia já existe protetor solar específico para animais e que deve ser usado com a prescrição de um médico veterinário.
Os animais brancos não possuem proteção contra os raios ultravioleta, por não conterem a quantidade de melanina necessária. Logo, seu bichinho é suscetível a queimaduras se ficar exposto ao sol por muito tempo, por tanto, deve – se proteger as partes de seu corpo dos raios mais fortes, passando o protetor solar recomendado pelo veterinário no seu nariz, nas orelhas e nas outras partes mais vulneráveis às altas temperaturas.
Não existem tratamentos específicos para animais albinos, porém, é extremamente importante estar alerta aos cuidados extras que devem ser tomados. Além disso, os produtos usados na pele desses animais, assim como shampoo, também devem ser específicos para evitar atritos com sua pele sensível.
Vale lembrar, que é importante saber diferenciar animais albinos de animais que apenas possuem a pelagem branca, contudo, a proteção redobrada no verão, vale para ambos os casos. O recomendado é sempre se manter informado com um especialista e cuidar do seu bichinho de estimação com toda a proteção e carinho que ele precisa.
Commentaires