Importância do Mercado Pet no Brasil.
- Cynthia Sousa
- 24 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Em pleno século XXI, o hábito de adotar animais de estimação como membros da família, tornou-se algo normal na vida de milhares de brasileiros. De fato, há décadas os animais ocupam um lugar relevante na sociedade, seja ajudando os humanos em trabalhos braçais, alimentação, caça, entre outros, sendo assim, independente da sua função, um grande alicerce do homem. Contudo, conforme o passar dos anos, o tratamento das pessoas para com os animais mudou consideravelmente para melhor. Atualmente, os bichinhos de estimação que tem a honra de ser incluso em uma família, vivem uma vida de rei e rainha e isso tem suas justificativas.
O crescimento do mercado pet, se dá por conta das mudanças culturais no comportamento dos donos de animais de estimação. “Mesmo crescendo mais devagar, o mercado de animais de estimação representa 0,38% do produto interno bruto (PIB) e já é maior do que a linha branca de geladeira e fogão”, diz José Edson Galvão de França, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), na qual, declaração foi divulgada na Revista Exame. A indústria brasileira, movimentou bilhões em faturamentos e tem grandes índices de exportações e importações de produtos, fazendo com que o Brasil esteja no ranking dos países que mais faturam com a indústria pet.
Além de todo esse crescimento movimentar de forma positiva a economia, surge também mais oportunidades de emprego para médicos veterinários, novas especialidades em medicina e maior espaço para inovação e soluções inteligentes em produtos que atendam às necessidades do público que busca o constante bem-estar do seu animal de estimação. Em 2018, o mercado pet continuou relativamente imune à crise, e com isso, novas lojas continuam sendo inauguradas e as vendas estabilizadas, assim, proporcionando um constante crescimento no setor. Segundo os dados mais recentes do IBGE, existem cerca de 132 milhões de pets no Brasil, sem contar que o país está em terceiro lugar no pódio dos países com o maior mercado do segmento, apenas perdendo para o Reino Unido e os EUA. É muita coisa, não é mesmo?
O fato é que a população mudou os seus hábitos de consumo e a forma de enxergar o mundo animal. Como citado anteriormente, além dos fatores econômicos e lucrativos, a maior razão para esse crescimento é a forma com que o amor pelos animais se expandiu e fez com que a sociedade os enxergasse como uma vida relevante, que necessita de cuidados específicos e mereça investimento. Por tanto, o mercado pet é a nova cara do empreendedorismo e um dos grandes aliados no desenvolvimento econômico do país.
Comments