Obesidade animal: Saiba como identificar.
- Cynthia Sousa
- 6 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Você sabe se o seu pet realmente está acima do peso?
Esse questionamento é importante, por conta de hoje em dia ser normal confundir o “gordinho” com o “obeso”. Sendo assim, iremos alertar como é possível identificar esses fatores.
No Brasil, dados apontam que 25% dos gatos são obesos, sendo maior a incidência de obesidade em gatos castrados e idosos. Nos cães, o índice é maior: 30% apresentam obesidade, com tendência para os castrados.
A obesidade trata-se de um acúmulo excessivo de gorduras no corpo, que afeta não só os humanos, mas também grande parte dos animais domésticos, e é um fator distinto ao “excesso de peso”, pois esse excesso pode ser também identificado como uma retenção de líquido. Por conta disso, é tão comum os tutores confundirem as duas coisas e não perceberem quando o seu pet está acima do peso em um nível que já pode ser considerado obesidade ou necessita de uma atenção especial.

O diagnóstico de obesidade, é identificado através de exames veterinários, onde é analisado as características individuais de cada bichinho, bem como, raça e morfologia. Basicamente, a obesidade é definida como uma certa deformação no corpo do bichinho, devido aos depósitos de gorduras generalizadas ou localizadas em algumas partes do seu corpo. Porém, dependendo de cada caso, esse tipo de problema pode ser evitado com cuidados precoces, tais como: consultas periódicas no Médico Veterinário (até porque a obesidade pode desencadear problemas em alguns órgãos, como o coração, e é importante obter o controle disso), manter a alimentação do seu pet balanceada ou de acordo com as prescrições do Veterinário, praticar exercícios físicos diariamente, entre outros.
Os cães obesos apresentam particularidades como, maior pressão sobre o coração, rim, articulações e pulmões, problemas respiratórios, diabetes, entre outros. Já nos felinos, os problemas causados pela obesidade variam entre diabetes, doenças respiratórias, artrite, pressão alta e problemas de pele.
Pensando em todas as complicações e problemas sérios que a obesidade pode ocasionar, é preciso ficar atento e ser o mais cauteloso possível com a saúde do seu pet. Consulte um Médico Veterinário de confiança, tire suas dúvidas, e proporcione a vida que o seu bichinho merece!
Comments