Cuidados especiais com os animais no verão.
- Cynthia Sousa
- 6 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

O verão é a estação mais quente do ano e pode ocasionar perigo aos animais. Assim como os humanos, eles também podem sofrer com as altas temperaturas e por conta disso, necessitam de cuidados especiais. Esses problemas estão associados a uma ampla variação na umidade do ar que alterna dias muito secos com aqueles muito úmidos, assim, aumentando a predisposição para uma série de problemas nos bichinhos de estimação. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para proteger o seu pet de possíveis problemas. Veja:
VERÃO + PARASITAS
Essa estação é a mais propícia para a reprodução de parasitas, assim como pulgas e carrapatos. Até mesmo animais criados em apartamentos ou em casas mais fechadas podem ser infectados, basta uma paradinha em um canteiro contaminado por parasitas vindos de outro animal para pegar a infestação. Por conta disso, é preciso tomar alguns cuidados. Use produtos preventivos contra pulgas e carrapatos, principalmente quando for sair pra passear com o seu bichinho, e não se esqueça de passar o produto corretamente, de acordo com as suas prescrições.
Lembrando que, pulgas e carrapatos podem ser responsáveis por doenças sérias, como anemias e verminoses. Observar se o ambiente de casa não está contaminado com tais parasitas também é fundamental, inclusive para recorrer, se necessário, à dedetização.
HIPERTERMIA OU INSOLAÇÃO
Esse problema é muito comum nessa época do ano, principalmente em animais que possuem o focinho curto, assim como as raças de cachorro Buldogue, Pug, entre outros. As raças citadas são mais propensas ao problema, porém não são as únicas. A hipertermia se manifesta por meio do aumento na frequência respiratória, evoluindo para falta de ar e presença de mucosas arroxeadas, consequência do aumento exacerbado da temperatura corpórea. Nesse contexto, o animal chega a desmaiar e a ter convulsões, correndo risco de morte.
Essa complicação costuma acontecer em passeios durante o dia, quando está muito calor, mas também pode acontecer em casa. Para preservar o bichinho disso, evite passear com ele por volta do meio-dia, pois é o período em que o sol está mais quente, por isso, escolha sair de manhã ou ao entardecer. Além disso, vale lembrar que é extremamente importante manter o animal hidratado, ele precisa ter sempre junto consigo, água fresca e alternativas para fugir do calor excessivo.

ANIMAIS DE PELAGEM BRANCA
Esses animais exigem atenção redobrada, e até mesmo o uso de protetor solar (próprio para animais). Existem produtos próprios para os cães. Eles têm sabor amargo para evitar que os animais os retirem com as lambidas e devem ser aplicados sobretudo nas áreas mais expostas ao sol, como focinho, barriga e pontas das orelhas. É uma medida que ajuda a prevenir queimaduras e câncer de pele.
Caso o seu verão seja na praia, é preciso usar produtos preventivos contra a Dirofilariose, doença cardíaca popularmente conhecida como “verme do coração”. Ele tem de ser aplicado com pelo menos 30 dias de antecedência da viagem e reaplicado 30 dias após o retorno. Isso por conta que nas regiões litorais, os animais ficam mais expostos a picadas de pernilongos, alguns deles transmissores dessa enfermidade.
Hoje existem produtos modernos no mercado que associam em sua composição substâncias que combatem a dirofilariose e também pulgas, carrapatos e verminoses, ou seja, protege-se o bicho contra todas essas complicações de uma só vez.
Não se esqueça de consultar um médico veterinário periodicamente para que ele possa lhe orientar com as instruções corretas e assim, planeje-se para que você e seu melhor amigo possam curtir o calor com segurança.
Comments