top of page

Câncer de próstata em animais.

  • Foto do escritor: Cynthia Sousa
    Cynthia Sousa
  • 6 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura


O movimento “Novembro Azul” é promovido em prol da conscientização da prevenção do câncer de próstata em homens, porém, não podemos esquecer da importância da prevenção do problema em animais.

Assim como em humanos, animais com a idade avançada são mais propensos a desenvolverem a doença, por isso, as ações preventivas são fundamentais para cães e gatos. Geralmente, a doença costuma se manifestar com maior frequência em animais com idade acima de seis anos, no entanto, não existem raças mais propensas a desenvolverem o problema, todos os animais correm esse risco.

A castração ainda é a melhor forma de prevenir o câncer de próstata em animais, o procedimento é comprovadamente eficiente contra o problema.  “O processo, quando feito nos bichinhos ainda pequenos, impede a produção excessiva de hormônios. Com isso, não ocorre o desenvolvimento do tecido prostático, evitando assim o crescimento da próstata e a formação de tumores (próstata e testículo)”. Os cães tem maior probabilidade de desenvolver um câncer do que os gatos, porém, os cuidados preventivos devem ser os mesmos.




SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM ANIMAIS


Em geral, os sintomas são muito específicos, como por exemplo a dificuldade do bichinho em urinar e defecar, devido à proximidade da próstata ao ânus. Os movimentos de locomoção do animal também são prejudicados, subir em móveis e degraus passa a ser muito mais difícil. Além dos sintomas citados, é preciso ficar atento aos demais detalhes, veja:


  • O pet passa a urinar com maior frequência e apresenta pus ou sangue na urina;

  • Constipação (prisão de ventre);Perda de peso;

  • Apatia (falta de emoção, motivação ou entusiasmo);

  • Inchaço ou aumento da região (entre ânus e testículos).



DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM ANIMAIS


O passo mais importante para o diagnóstico, é consultar um médico veterinário periodicamente e realizar exames preventivos. O veterinário consegue verificar se tem alguma alteração no bichinho, através da palpação retal, o exame é indolor e permite que seja detectado algum inchaço na glândula. Também pode ser realizado o exame de toque, capaz de detectar o problema, que logo depois é confirmado através da realização de um ultrassom. Os exames de imagem como o ultrassom de abdômen e radiografia da região lombar, podem analisar o tamanho que está a próstata e se isso está afetando a bexiga ou coluna do animal.

Além disso, também se tem os exames invasivos como a citologia e a biópsia da próstata que necessitam de anestesia para serem realizados. Esses exames são fundamentais para analisar a malignidade do câncer e a partir daí verificar como deve ser feita a cirurgia para a solução do problema.




TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM ANIMAIS


Assim como em humanos, dependendo do tipo do tumor, a evolução do câncer é muito rápida, por conta disso é tão importante o tratamento precoce da doença assim que os primeiros sintomas forem detectados. O tratamento é feito com quimioterapia, uso de medicação e uma alimentação balanceada. Os efeitos colaterais desse procedimento em animais, são diferentes dos humanos, já que não se tem sintomas como queda de cabelo e sintomas como vômitos e diarreia são mais raros. Esse tipo de tratamento pode ser bem sucedido e devolver a vitalidade do seu pet quando realizados o mais rápido possível.


É importante lembrar que, o maior tratamento contra o câncer é a PREVENÇÃO, é fundamental levar o seu pet para um check-up e sempre estar acompanhando a sua saúde. Além disso, em casos de suspeita de câncer e o seu bichinho estiver com os sintomas citados anteriormente, é preciso levá-lo ao veterinário o mais rápido possível para que a doença possa ser diagnosticada precocemente e o tratamento tenha eficácia.



Outro fator importante que deve ser reforçado: Animais idosos são as maiores vítimas do câncer de próstata, por tanto, depois dos seis anos de idade, as visitas ao veterinário passam a ser extremamente importantes. A saúde do seu pet vale ouro, cuide de quem te ama, previna!

Comments


bottom of page