Doenças auditivas em animais.
- Cynthia Sousa
- 6 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

As doenças auditivas em animais domésticos são mais comuns do que você imagina e podem ter diferentes diagnósticos. Principalmente no verão, é importante redobrar a atenção e cuidados com seu bichinho de estimação, já que o calor e umidade favorecem a proliferação de microrganismos. Isso mesmo, a falta de higienização da orelha do seu pet também pode provocar doenças e por isso alertaremos a importância de ações preventivas.
Primeiramente, é importante estar atento aos primeiros sinais de que algo está errado, tais como, seu pet sacudir e coçar frequentemente a cabeça ou ter um cheiro forte na região das orelhas. Caso perceba isso, é fundamental que consulte um médico veterinário, para que o mesmo avalie o caso.
DOENÇAS AUDITIVAS MAIS FREQUENTES EM ANIMAIS
De modo geral, as orelhas são uma das zonas mais expostas do bichinho e podem facilmente entrar em contato com uma série de microrganismos frequentemente. Por conta disso, se o seu pet tem uma vida agitada e costuma passear diariamente, é fundamental mantê-lo com a saúde sempre em dia para que seu sistema imunológico seja capaz de combater ameaças externas. Veja abaixo as doenças auditivas mais comuns em pets:
OTITE
Otite é o termo usado para um tipo de inflamação no ouvido, normalmente essa doença é a evolução de uma inflamação por conta da proliferação de fungos, bactérias e leveduras na orelha do animal. A otite externa (inflamação da zona externa do ouvido) é mais comum em cachorros. As causas dessa doença são diversas, assim como, infecções virais, bacterianas e por fungos ou até mesmo alergia a microrganismos estranhos na cavidade auditiva. Porém, vale lembrar, que nem sempre a otite está relacionada com alguma infecção.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns envolvem:
Cheiro forte na região dos ouvidos;
O animal passa a sacudir frequentemente a cabeça e coçar as orelhas com as patas;
Apresenta lesões e descamações na parte interior da orelha;
Vermelhidão e inchaço dentro e ao redor da orelha;
Dor e sensibilidade.
INFECÇÕES DE OUVIDO
Normalmente, as infecções são mais graves que a otite, por isso é recomendado estar sempre atento aos sinais estranhos que o seu bichinho apresentar, para que se possa ter um diagnóstico precoce. É extremamente importante ir ao veterinário ao perceber esses primeiros sinais, pois as infecções podem causar secreção no canal auditivo, perda de equilíbrio, alterações e mudanças de comportamento ou até mesmo condutas agressivas, além disso, casos mais graves podem gerar a perda da audição. Esse tipo de doença pode causar danos irreversíveis dependendo do agente causador da infecção. Os sintomas são muito parecidos com o da otite, porém, o diagnóstico deve ser estudado por um médico veterinário urgentemente para evitar possíveis complicações futuras.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS AUDITIVAS EM ANIMAIS
Em primeiro lugar, manter a higiene das orelhas do seu bichinho deve ser um cuidado frequente, principalmente no calor. Esse cuidado evita a proliferação de fungos e bactérias na zona auditiva. Também é importante manter as vacinações em dia, assim como tratamentos contra parasitas internos e externos.
Além desses cuidados, mantê-lo com uma dieta saudável e sempre hidratado com água potável é fundamental para o fortalecimento da sua imunidade e prevenção de possíveis enfermidades causadas por parasitas. Não se esqueça que também é preciso tomar cuidados especiais com a área dos olhos, nariz e patinhas, já que são zonas que também ficam expostas ao sol, logo, ficando mais vulneráveis aos microrganismos causadores de infecções.
Para o bem do seu bichinho de estimação, mantenha esses cuidados regularmente e em caso de dúvidas, consulte um médico veterinário. A saúde também é algo valioso na vida animal!
Comments