Conheça a origem da típica feijoada!
- Cynthia Sousa
- 24 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Diz a lenda, que a famosa feijoada, o prato queridinho e típico dos brasileiros, surgiu através dos escravos. Mas será que essa história é realmente verídica?
De fato, existem diversas lendas por trás da origem da feijoada, porém, a mais provável é que a origem do prato é de um Cozido Europeu, que já fazia a mistura de tipos de carnes. “A tradição europeia do cozido foi provavelmente adaptada, criando a feijoada, que passou a ser servida para camadas mais gerais da população”, explica o professor da USP e especialista em história da alimentação Henrique Carneiro. “O que chamamos ‘feijoada’ é uma solução europeia elaborada no Brasil. A feijoada, simples ou completa, é o primeiro prato brasileiro em geral”, escreveu Câmara Cascudo no livro “História da alimentação no Brasil”.
Apesar dos fatos citados acima, ainda é muito comum ouvir dizer que a feijoada foi criada pelos escravos. Dória responde que “a simbologia é de um prato miscigenado, como se a nossa culinária fosse fruto de ‘contribuições’ de índios, negros e brancos. O papel desse mito é apagar da nossa memória de nação as relações de dominação que presidiram o conjunto: o branco senhor, o negro escravo, o índio massacrado. Na feijoada, se esquece tudo isso, não é?”
Mas afinal, o que podemos concluir de todas essas lendas?
De acordo com alguns historiadores, a feijoada é consumida a muito mais tempo do que imaginamos, porém, não do jeito que a conhecemos hoje em dia. No Império Romano o feijão era consumido misturado com vários tipos de carne, mas foi somente no Brasil que veio a se utilizar o feijão preto, já que o ingrediente foi “descoberto” nas Américas.
Agora a feijoada como a conhecemos hoje, acompanhada de arroz, couve, farofa e torresmo tem origem num antigo restaurante frequentado pela elite carioca, o G. Lobo. O estabelecimento foi encerrado na década de 1940 mas suas heranças permanecem até hoje, tendo eternizado nosso prato mais querido.
E por fim, de onde vem o costume de comer o prato todas as quartas-feiras e sábados? … “Provavelmente foi um hábito firmado pelos hotéis cariocas, que tiveram uma demanda popular que acabou fixando o prato no cardápio semanal”, explica o especialista Dória.
Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre essa história?
Continue acompanhando nossos conteúdos e curiosidades do universo da culinária. E venha experimentar nossa feijoada às quartas – feiras e sábados.
Comments