Tipos de Costela Bovina.
- Cynthia Sousa
- 24 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

A Costela Bovina é uma das principais pedidas dos amantes de churrasco, por ser uma carne de preparo especial e extremamente saborosa. Porém, a escolha e preparo dessa carne, exigem alguns cuidados específicos para que ela mantenha o seu sabor único. Mas, antes de tudo, é necessário saber que existem dois tipos de costelas, tais como: A Costela Ripa e a Costela Ponta de Agulha ou Minga. Pensando nisso, preparamos para vocês uma breve explicação da diferença dessas duas variedades, veja:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
DIFERENÇA ENTRE A COSTELA RIPA E A COSTELA PONTA DE AGULHA ou MINGA
Basicamente, a Costela Ripa está localizada na parte de cima do boi, junto ao dorso. Apresenta ossos maiores, mais largos e todos na transversal. Sua carne costuma ser um pouco mais seca.
Já a Costela Ponta de Agulha ou Minga é encontrada na parte dianteira e traseira do boi. É formada ainda por ossos mais finos, muitas cartilagens, e gordura e carne incorporadas, sendo considerada a “rainha da churrasqueiras” por sua maciez e suculência.
Tanto uma quanto a outra devem ser assadas com o lado do osso virado para baixo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UMA BOA ESCOLHA DA COSTELA
Alguns pontos devem ser observados antes de se comprar uma costela, bem como: sua cor, cheiro, elasticidade e ossos. No começo pode ser um pouco difícil identificar essas características, mas sem dúvidas são observações fundamentais para se fazer uma boa compra.
Sobre a cor: o indicado é evitar pedaços com gordura muito amarelada ou que a carne esteja mais amarronzada. Já os ossos, é indicado que não sejam muito largos, pois é uma característica que entrega a qualidade da carne. Além disso, sua elasticidade é avaliada através do teste do furo com o dedo, com isso é possível identificar se a peça está macia. E por último, a qualidade da costela também pode ser identificada através do cheiro. Para identificar esses pontos que mencionamos com maior precisão, é necessário uma certa experiência com carnes, porém, não se preocupe, com um tempo é possível adquirir essa prática.
Vale lembrar que, se você não tem muita afinidade com a cozinha, ou simplesmente quer experimentar uma saborosa costela sem ter muito trabalho, existe a Costelaria Tokunfome, na qual é especializada em cortes nobres, localizada na região do Itaim Paulista – SP, especialmente pra você que preza por qualidade e sabor.
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gostaram das dicas?
Estamos aguardando você provar a melhor Costela da região, aqui no Tokunfome. Ouvi boatos que igual a essa não tem!
Comments