Riscos dos rojões na audição dos animais.
- Cynthia Sousa
- 6 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2019

Muitas pessoas não sabem o quão sério são os riscos que o barulho de rojões pode proporcionar aos animais, por conta disso, a intenção desse artigo é conscientizar que o que pode ser diversão para uns, pode não ser para outros.
De fato, o barulho de rojões pode incomodar os humanos, porém, por conta da audição dos animais ser muito mais sensível, o incomodo se torna bem maior e pode trazer sérias complicações.
Os animais possuem uma capacidade auditiva diferente do ser humano, ou seja, “para efeitos de comparação, o ouvido canino é capaz de perceber sons com frequência entre 10 Hz (Hz = Hertz, uma unidade de medida da frequência de uma onda) e 40.000 Hz; já o homem percebe sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz”. Os animais, mais especificamente os cães, tem a capacidade de detectar sons cerca de quatro vezes mais longe que o ser humano, isso acontece devido a questões evolutivas. O ser humano tem a visão mais aguçada que os animais, isso por conta dos seus olhos serem posicionados bem a frente, diferente dos cães que são laterais. Com a evolução da visão humana, a audição acabou ficando em segundo plano, logo, não sendo o seu principal sentido. Já nos cães, a audição compensa a visão e é responsável por grande parte do seu instinto. Sua audição ser extremamente boa e sensível, é a principal razão por barulhos de rojões serem prejudiciais a sua saúde.
O QUE ESSE TIPO DE BARULHO PODE OCASIONAR AOS ANIMAIS?
Conforme mencionado acima, os animais conseguem ouvir barulhos a quilômetros de distância, por conta disso, quando é provocada uma explosão muito próxima ao animal, pode ocorrer um dano físico ao tímpano dele e danificar a sua audição. Além disso, também existe o fator psicológico, devido ao medo dos barulhos, muitos animais podem ter fobia, ansiedade, tremores, taquicardia (aumento da frequência cardíaca), se machucar tentando fugir ou se esconder e em casos mais sérios até mesmo falecer com convulsões.
SINAIS DE QUE O ANIMAL ESTÁ PERDENDO A AUDIÇÃO
Primeiramente, é necessário definir quais os tipos de perda auditiva. Existem perdas auditivas de apenas um ouvido (chamadas unilaterais) e aquelas dos dois ouvidos (bilaterais). Adicionalmente, pode-se ter uma perda total da audição (tecnicamente conhecida como surdez ou acusia) e uma parcial (hipoacusia). Os primeiros sinais de que o animal está com a audição danificada, são as mudanças de comportamento, assim como agressividade ou dificuldade para identificar de onde vem determinados barulhos. De modo geral, o único modo de ter um diagnóstico preciso, é através de exames específicos, por conta disso, aos primeiros sinais de que algo estranho está acontecendo com a audição do seu bichinho, visite um médico veterinário.
SAIBA COMO PROTEGER O SEU BICHINHO DO BARULHO DOS ROJÕES
Em épocas festivas, é inevitável rojões por toda a parte, por isso, é importante que seu bichinho de estimação esteja protegido. Nessas datas, mantenha-o distraído com brinquedos e em um ambiente tranquilo, e claro, faça companhia para que ele possa se sentir protegido, nessas horas, animais sozinhos em casa podem se machucar.
É importante que a população use fogos de artifícios de maneira consciente, pois a diversão deve ser para todos. Em caso de dúvidas, consulte um médico veterinário!
Comments