top of page

Doença do verme do coração em cães e gatos.

  • Foto do escritor: Cynthia Sousa
    Cynthia Sousa
  • 6 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de mar. de 2019


A Dirofilariose, doença conhecida como “Verme do Coração”, é relativamente mais comum em cachorros, porém também pode atingir gatos. Geralmente, essa doença tem maior ocorrência em regiões litorâneas, pois é aonde o mosquito vetor está mais presente. O mosquito transmissor é um parasita denominado com o nome de Dirofilaria Immitis, após ter contato com algum animal que já esteja doente, ele consegue transmitir a doença através da picada em outros animais saudáveis. A Dirofilariose é uma doença extremamente séria, pois atinge uma área do corpo muito delicada e quando não tratada rapidamente, pode levar o animal a óbito, por conta disso, iremos explicar pra vocês tudo sobre a enfermidade.



MAS AFINAL, O QUE É A DIROFILARIOSE “VERME DO CORAÇÃO” EM CÃES E GATOS?


A Dirofilariose é uma doença Cárdio Pulmonar, como dito acima, causada pelo parasita Dirofilaria Immitis. Esse parasita tem maior tendência em transmitir a doença em cães, já que eles são hospedeiros naturais, mas isso não anula o fato dos felinos também sofrerem o risco de adoecerem com o problema, assim como os humanos. Os mosquitos vetores desse parasita são dos gêneros Aedes e Culex.



COMO O ANIMAL CONTRAI A DOENÇA?


A doença se inicia quando o mosquito pica algum animal infectado e recebe vermes jovens (microfilárias), que depois são transmitidas aos animais saudáveis através da picada desse mesmo mosquito. A partir do momento que o contágio acontece, esses vermes vão para a corrente sanguínea do bichinho, ficam um tempo lá, e logo após vão para o coração. Quando estão no coração, esses vermes ficam adultos e crescem, assim, causando alterações em suas veias e artérias. Além disso, o parasita também vive nas artérias pulmonares, podendo causar insuficiência cardíaca e uma doença pulmonar grave, que podem, em pouco tempo, levar o animal à morte.


SINTOMAS

 

Os sintomas dependem muito de determinados fatores e cada caso, assim como o grau da doença, pois quando cuidada em seu estágio inicial, tem muito mais chances de se obter bons resultados no tratamento. Porém, o grande problema da enfermidade, é que seus sintomas aparecem muito tarde, cerca de 6 meses após a contaminação do animal, o que pode dificultar a detecção da doença. Perto desse período, sinais bastante comuns a uma série de outras doenças podem se manifestar, como falta de apetite, apatia, tosse, dificuldade em respirar e aumento do ritmo cardíaco. Há animais que quase não apresentam sintomas de Dirofilariose, mas isso depende muito do grau de gravidade da doença encubada no animal, alguns casos são graves ao ponto de existir dezenas de parasitas alojados no coração do bichinho, podendo também causar sintomas como, cianose, perda de peso, febre, tosse, fadiga extrema e aumento do volume e distensão abdominal. O animal ainda pode apresentar cegueira e nódulos cutâneos (lesões na pele).



DIAGNÓSTICO 


O diagnóstico inicial irá englobar o histórico do animal juntamente com o exame clínico feito por um médico veterinário. Para se ter um diagnóstico preciso, são necessários alguns procedimentos, tais como exames de sangue, exames de imagem (Radiografia e Ecocardiograma) e principalmente um Cardiologista Veterinário para averiguar o caso e ajudar no diagnóstico mais concreto da doença. Tal profissional, poderá analisar a situação com maior precisão e proporcionar resultados mais rápidos, esse ponto é extremamente importante, já que a doença necessita de um tratamento especializado. 



PREVENÇÃO


Assim como qualquer doença do coração, a prevenção é a melhor forma de tratamento, sendo essencial que haja a administração de anti-helmínticos (vermífugos) capazes de prevenir os vermes do coração. Mantenha a proteção do seu bichinho de estimação em casos dele residir ou viajar para regiões litorâneas, onde tem maior número de mosquitos transmissores da doença. Em caso de dúvidas consulte um Médico Veterinário.

Comments


bottom of page